quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Malásia

Estamos reproduzindo um texto publicado na Folha on Line. Andam atacando igrejas cristãs na Malásia. O texto fala muito em organizações católicas, mas prestem atenção que não são só os católicos que estão sendo atacados.
Entrei em contato com a Junta de Missões Mundiais e aguardo notícias sobre os missionários que estão naquele país.
Já chega a oito o número de igrejas cristãs atacadas com bombas e pichações na Malásia nos três últimos dias, em meio a polêmica sobre o direito dos católicos de escrever a palavra Alá em um país majoritariamente muçulmano. Segundo o ministro do Interior, Hishammuddin Hussein, o último ataque aconteceu neste sábado (9) no estado Sarawak, na ilha de Bornéu, onde artefatos incendiários foram lançados contra o muro de uma igreja. Trata-se do primeiro ataque ocorrido no leste da Malásia, uma região onde os cristãos costumam rezar no idioma malaio e utilizam o termo "Alá" para se referir a Deus. Também neste domingo (10) duas igrejas foram atacadas com bombas incendiárias no estado de Perak, que causaram danos leves, enquanto em Malaca um prédio cristão amanheceu com manchas de pintura preta em sua parede principal. O ministro do Interior assegurou que "tudo está sob controle" e acusou a "os meios de imprensa estrangeiros" de exagerar a notícia. No sábado, outra igreja luterana foi atacada em Kuala Lumpur enquanto na sexta-feira uma igreja protestante foi incendiada e outras duas danificadas, também pela explosão de garrafas com combustível, que não causaram feridos. Os fiéis das igrejas afetadas puderam assistir à missa no sábado (9) sem contratempos, exceto os paroquianos da Metro Tabernacle, cujo primeiro andar ficou completamente destroçado pela ação das chamas após ser atacada na sexta-feira. O primeiro-ministro da Malásia, Najhib Razak, assegurou depois dos primeiros ataques que tinha ordenado às forças de segurança que colocassem um fim a eles, já que, segundo disse, colocavam em risco a "harmonia racial". Depois das orações de sexta (8), milhares de pessoas foram à principal mesquita de Kuala Lumpur para pedir que seja proibida a citação a Alá aos não-muçulmanos. Alá O Alto Tribunal da Malásia suspendeu na quarta-feira (6) a autorização concedida na semana anterior ao jornal católico local "Herald Weekly" para escrever o nome Alá, depois que o governo evocou a ameaça de tensões interreligiosas em um país de população majoritariamente muçulmana. Segundo o governo, a palavra árabe alá é exclusiva da fé muçulmana. O "Herald Weekly" é publicado em quatro idiomas e tem uma tiragem de 14 mil exemplares, em um país que conta com 850 mil católicos, mas cuja população é de 60% de muçulmanos. A Malásia é frequentemente considerada um modelo para outros países islâmicos pelo seu desenvolvimento econômico, sociedade progressista e coexistência pacífica entre a maioria malasiana e as minorias chinesa e indiana, que são cristãos budistas e hindus. O país é predominantemente muçulmana e malaia, mas há significativas minorias étnicas chinesas e indianas que seguem principalmente o cristianismo, o budismo e o hinduísmo.

4 comentários:

  1. Deus pode ser conhecido. Jesus Cristo veio a esse mundo para que conheçamos a Deus:
    "E a vida eterna é esta: Que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviastes" (João 17: 3).
    No Islamismo, porém, Alá é desconhecido. É tão transcendente, tão exaltado, que nenhum homem pode sequer conhecer Alá pessoalmente.
    Enquanto, segundo a Bíblia, o homem pode chegar a um relacionamento pessoal com Deus, o Alá do Alcorão é tão distante, tão longínquo, tão abstrato, que ninguém pode conhecê-lo.

    ....Que DEUS é este que não podenos nos aproxinar....que não podemos ter intimidade...é digno de terror e não tenor....Que Deus é esse que precisa de imposições para se tornar presnte na vida dos seus....Realmente...estão nos perseguindo, porque o Nosso Deus...é UNICO...eLE É UMA OPÇÃO, não se trata de obrigação...Ele se faz presente por Sua Suprema Naturalidade, que se disringue de qqr outra...e isso incomoda, atrapalha...e se torna indesejavel aqueles que não O exaltam, por isso nossa presença....somos potadores do Amor do Senhor...e isso é um incoviniebte aos qie propagam a mentira...querem nos emudecer...porem,é nitido que os filhos do Rei..não se entregam mediante ao terrorismo pagão...eles morrem para defender Essa fé ....Orenos muito por tds ...pois não sofrenos comn estas repressões..porem nossos irmãos sofreem...e isso me traz muita tristeza...e orgulho..pois não se abatem pela imposição do mal...e não negam a vdd para se poupar...Deus seja louvado...e proteja a tds...em nomde de Jesus

    ResponderExcluir
  2. É triste saber que pessoas que querem adorar a Deus estão sendo atacadas, quando muitas vezes temos preguiça de sair da cama para ir a igreja com total liberdade que temos em nosso país. Se temos a oportunidade de fazer o nosso Deus conhecido, que assim façamos! Se confiamos verdadeiramente em Cristo, será que usamos as oportunidades para falar do seu amor??

    BJão galera!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a mamae..rsrsrs...este ocmentario é meu...postei em nome errado....
    Jeny

    ResponderExcluir
  4. Nos devemos orar por cristãos que vivem em terras muçulmanas. A tensão religiosa está grande por lá.

    ResponderExcluir