terça-feira, 13 de outubro de 2009

" Deixe a Raiva secar"

" O tolo mostra toda sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina" (Pv. 29.11)
' Mariana estava toda feliz com o joguinho de chá que ganhou de presente. No dia seguinte, Júlia, sua amiguinha, veio convidá-la para brincar. Mariana não podia porque ia sair aquela manhã. Júlia então pediu que lhe emprestasse o conjuntinho de chá para brincar na garagem do prédio. Mariana não queria, mas resolveu ceder. Ao regressar, Mariana ficou chocada ao ver seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras, e a bandeijinha estava toda quebrada. Muito nervosa. desabafou: "Veja mamãe, o que Júlia fez comigo! Ela estragou todo meu brinquedo e ainda deixou jogado no chão". Mariana queria pedir explicações a Júlia, mas a mamãe ponderou: " Filhinha, lembra quando você saiu com aquele vestido branco novo e um carro jogou lama nele? Você queria lavar imediatamente, mas a vovó falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois fica mais fácil limpar. Pois é, filha! Com a raiva é a mesma coisa. Deixe-a secar primeiro. Depois fica mais fácil resolver tudo". Mariana não entendeu, e resolveu ir assistir televisão. Logo depois, Júlia tocou a campainha, sem graça, com um embrulho na mão. Ela logo foi falando: "Aquele menino mau, que fica correndo atrás da gente, quis brincar comigo e não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo. Quando eu contei para minha mãe, ela ficou preocupada e foi comprar outro igual para você. Espero que você não fique com raiva de mim. Não foi culpa minha". "Não tem problema", disse Mariana, "minha raiva já secou". Então, levou-a para o quarto para contar a história do vestido que havia sujado de barro. Bem diz a Bíblia: "O tolo mostra sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina".
Reflexão para a semana:
SEG - "Lembrem disso, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore pra falar e ficar com raiva" (Tg 1.9)
TERÇA - "Controle seu gênio, é tolice alimentar o ódio" (Ec 7.9)
QUA - "Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas" (Pv 25.28)
QUI - " O Senhor Deus é bom e cheio de compaixão, ele demora a ficar irado e tem sempre muito amor" (Sl 145.8)
SEXTA - " Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês" (Ef 4.32)
SÁB - " Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês" (Lc 6.37)
(Texto extraído - Calendário de Missões 2009)

Um comentário:

  1. "Apesar de ter postado o texto, resolvi também deixar um comentário. Há semanas atrás li esse texto acima. Sendo que na mesma semana passei por uma situação, do qual havia respondido a uma situação que me desagradou muito. Disse tudo que pensava e fiquei bem nervosa. Mas, mesmo estando certa, percebi que não havia valido a pena! Então me comprometi a tentar refletir antes de falar nos momentos de raiva (como é difícil!!rs), e dias depois tive a prova. Num evento especial do serviço, e após 11 horas de trabalho, uma outra funcionária resolveu implicar comigo e me provocar, sem nenhum motivo aparente. Na hora, cansada, estava ficando cada vez mais furiosa, mas resolvi colocar em prática meu compromisso de me calar (Sendo que essa mesma funcionária está afastada de Jesus há anos e eu e ela já haviamos conversado seriamente sobre isso). Dias depois vim saber que a mesma está afastada do serviço por problemas de saúde, e com certeza naquele dia, ela já devia não estar nada bem. Hoje tenho certeza que meu silêncio aquele dia fez toda a diferença!!! Podia ter jogado pela janela toda nossa conversa e meu testemunho em questão de segundos. E nesses momentos de doença e aflição, podem servir para que ela se lembre e esteja refletindo sobre tudo que conversamos a respeito de Cristo!!!

    ResponderExcluir